Administração Cibernética (Blog N. 215) Parceria: O Porta-Voz e Painel do Coronel
O "feedback" (ajustes ou reajustes) é um mecanismo cibernético que deve ser utilizado em todos os processos físicos, biológicos, tecnológicos e sociais, sempre que haja discrepância entre os resultados obtidos e os esperados ou programados. A administração cibernética exige a adoção, em todos seus atos e fatos, de um processo contínuo e permanente de ajustes e reajustes e deve ser aplicada a quaisquer setores da sociedade, sobretudo na administração pública, federal, estadual ou municipal.
domingo, 15 de abril de 2012
A cibernética é a ciência da comunicação e do controle, seja nos seres vivos, ou seja nas máquinas.
A comunicação é que torna os sistemas integrados e coerentes e o controle é que regula o seu comportamento.
A cibernética compreende os processos físicos, fisiológico, psicológicos e etc, de transformação da informação.
A cibernética é uma teoria dos sistemas de controle baseada na comunicação entre os sistemas e o meio/ambiente e dentro do próprio sistema.
As empresas são sistemas excessivamente complexos (extremamente complicados e não podem ser descritos de forma precisa e detalhada), probabilísticos (é aquele para o qual não poderá ser fornecida uma previsão detalhada) e regulamentados que funciona como organismos vivos, que desenvolvem técnicas de sobrevivência num ambiente interno e externo em alteração continua. Na cibernética procura-se representar os sistemas originais através de outros sistemas comparáveis, que são denominados modelos.
Um modelo provisório que o representa, para facilitar o tratamento das entidades evolvidas no estudo, pois a manipulação de entidades (pessoas e organização) é socialmente inaceitável ou legalmente proibida. No caso da administração, por exemplo, a cibernética pode envolver estudos sobre: pessoas, áreas, departamentos, unidades de negócios, empresas, grupos empresariais, etc.
A cibernética também está associada ao uso de sistemas de comunicação e conseqüentemente aos seus componentes, que são vitais para troca de informações da organização com o ambiente e dentro dela mesma.
FONTE => TRANSMISSOR => CANAL/MEIO => RECEPTOR => DESTINO